Benvenuti

Questa è una comunità dei partecipanti del Circolo Emilia-Romagna di San Paolo - associazione collegata alla Regione Emilia-Romagna, in cui lo scopo è quello di mantenere il rapporto tra i suoi membri e la regione di origine. Questa comunità è un mezzo di comunicazione tra i nostri associati e un mezzo di promozione del nostro Circolo, della Regione Emilia-Romagna e delle sue province.



Esta é uma comunidade dos participantes do Circolo Emilia-Romagna de São Paulo - associação vinculada a Região da Emilia Romagna (Itália), cujo objetivo é manter o relacionamento entre seus membros e a região de origem.Esta comunidade é mais um meio de comunicação, onde lançamos oportunidades de bolsa de estudos e estágios para descendentes da nossa região, propomos e divulgamos atividades internas, nos conhecemos e interagimos com novos membros.



sábado, 3 de fevereiro de 2018

Vinhos e Queijos da Emilia-Romagna


Vini e Formaggi dell’Emilia-Romagna

Entre os apreciadores da gastronomia é difícil dizer quem não tenha procurado, nas gôndolas de um supermercado ou empório, produtos da alta gastronomia, como Presunto de Parma (Prosciutto di Parma), Aceto Balsamico di Modena e o Parmigiano Reggiano. É provável que grande parte das pessoas os associe à Itália, mas desconheça a origem, a história e a tradição desses produtos e sua terra de origem.  Essas iguarias, internacionalmente conhecidas, são produzidas na Emilia-Romagna, localizada no Centro-Norte da Itália, uma das regiões economicamente mais importantes de toda a Europa.  Ainda que a região seja extensamente industrializada, essa posição de destaque se deve em grande parte pela produção agrícola, conhecida pela alta qualidade e segredos de produção, também artesanal, escondidos a séculos a sete chaves pelos produtores.

A Itália é um dos maiores produtores de vinhos do mundo, alternando-se na primeira posição com a França. Neste contexto a Emilia-Romagna se destaca, sendo uma das maiores regiões produtoras do país.  Apesar dessa relevância, os vinhos da região são pouco conhecidos no Brasil. Para propagar a cultura do vinho e, em especial, de nossa região, nos próximos meses traremos mais informações sobre uvas e vinhos típicos, cuja exportação tem crescido muito nos últimos anos.

Na última sexta-feira, 26, nossos amigos da Associação Emiliano Romagnola Bandeirante de Salto e Itu apresentou, na Sede da Sincomércio – Itu, o evento "Vinhos e Queijos da Emilia-Romagna".

A noite contou com uma palestra, fruto de extensa pesquisa realizada pelo Dr. Amauri Arfelli, Consultor da Consulta dos Emiliano-Romagnoli no Mundo, e com degustação de vinhos e queijos da região.

Alguns dos vinhos degustados nessa noite foram trazidos diretamente da Emilia-Romagna e em breve estarão disponíveis para venda no Brasil. Outros já podem ser encontrados na "Vinho & Afins", parceiros do Circolo Emilia-Romagna di San Paolo.

Seguem algumas fotos do evento realizado,aproveitando para informar os interessados que, devido ao sucesso, está programado novo workshop para o dia 23.02.2018 (detalhes serão divulgados oportunamente).

Album de fotos!

   
 




  






   







 





Nas próximas semanas iremos divulgar mais detalhes sobre cada um desses vinhos, para que todos tenham a oportunidade de conhecer os vinhos da nossa região!

Já publicamos aqui uma matéria para mostrar as diferenças entre o Parmigiano Reggiano e o Grana Padano, dois dos mais famosos queijos Made in Italy! Quem quiser ler ou recordar é só clicar no link: http://bit.ly/2nJfaf9

Para os mais curiosos disponibilizamos dois vídeos em italiano:
Parmigiano Reggiano - https://vimeo.com/30384405
Grana Padano  - https://www.youtube.com/watch?v=_p731PjdAio

Agradecemos imensamente aos amigos da Associação Emiliano Romagnola Bandeirante de Salto e Itu, e aos nossos parceiros "Vinho & Afins", "Azienda Agricola Il Casello" e "Maria Galassi Organic Winery".

Por: Adriana De Lucca

Nenhum comentário:

Postar um comentário